agosto 12, 2008

Agradecimentos especiais...

`A minha querida amiga Marilia, pelas dicas valiosas sobre o meu feijao rosa (quem diria Maricotinha...vc me dando dicas culinarias hein????Deu certo, o feijao rosa engrossou...so faltou o vinagre), `a mi madrecita pelas dicas impagaveis sobre forno e fogao, pelo carinho, pela linda calca da Farm...(como uma paulista com alma carioca que ama a farm poderia sobreviver sem receber umas pecas pelo coreio?????), minha sogrita que mandou o fiel escudeiro da Nina o Bubu pink!!!!! E um livro fantastico, Laowai, da jornalista Sonia Bridi...recomendo esse livro, eh otimo para entender um pouco da cultura da China.
Apesar de para quem tem acompanhado meu blog vai encontrar muitas semelhancas... estou achando que de 2005 para 2008 muitas coisas mudaram e outras continuam as mesmas!!!!! Infelizmente os animais vivos no Carrefour permanecem, bem como os puns e escarros...Nao tao frequentes...mas bem presentes...
Leiam, eh bem divertido, interessante, um verdadeiro manual. Eh bem reconfortante saber que nao sou so eu que tenho passado por essas desventuras e delicias asiaticas!!!!

Nao sei se ja mencionei, mas por um erro ai no Brasil e pela burocracia chinesa minha carga aerea permanece presa na alfandega. O motivo? Os remedios que trouxemos do Brasil, os desodorantes (artigo raro aqui!), minhas pacoquinhas, meu ovomaltine...Mas o que pega mesmo eh a quantidade de remedios. Ja mandamos carta com carimbos imensos (sem carimbo, nada aqui tem validade, eh inacreditavel). Veremos...So sei de uma coisa, se eu tiver que pedir ajuda ao consul irei ate Pequim, mas sem minha carga nao fico! Mas nao mesmo!
So fiquei mais tranquila qdo li no livro que eles passaram pelas mesmas agruras que eu com a carga aerea...com final feliz!!!!

No quesito escola...Perdemos de 10 x 0! Nina esta indo muito bem, entende o que a professora (americana) fala, e responde em portugues, mas se comunica, nao passa apertos! Ja minha Manukita deixou a summer school depois de pensarmos muito no assunto, e hoje acumula o cargo de minha assessora especial para todos os assuntos rs...
Ela nao gostou das professoras, 2 chinesas que mais falavam em chines do que em ingles.
Foi conhecer a escola nova que comeca dia 25. Ficou animada, viu que todo mundo eh americano...Veremos!

Hj tive minha primeira (espero que unica!!!) experiencia com uma barata chinesa. Preta e cascuda ficou parada me encarando enquanto eu gritava Xiao Zangh...Claro que nessa hora nao consegui dar a entonacao correta, ela demorou a vir e nao entendeu qdo eu pedi o spray...trouxe um pano e comecou uma tourada com a barata...quase fiz xixi nas calcas de tanto rir, corri e ataquei com o spray. Nao deu outra caiu dura!!! Minha toureira de baratas entao veio com um papelzinho pegar o defunto que estava na varanda...Outro grito NAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAO pega com a mao, socorro!!!!!!!!Apresentei a minha secretaria do lar a vassoura e a pa!!!! Ahaaaaaaaa!!!!!!!!!! ela adorou rs...

Aqui os utensilios domesticos sao peculiares...um pouquinho diferentes...Coisa de Laowai (gringo) eles nao usam rs.

Agora fico feliz de ter vindo para Shangai e nao Pequim, muito seca e poluida, pena nao ter ido parar em Hong Kong...um pouco mais pra ingles ver...
O clima aqui eh melhor que Pequim, menos poluicao, mais umido, enfim, melhor. Assim que as olimpiadas acabarem iremos a HK, e dai conto a vcs como eh!!!!

Outra coisa que vou experimentar com certeza eh a medicina chinesa!!!! Dizem que cura ate resfriado...na hora!!!!! Essa eu nao perco!!!!! Desde agulhas, raspagens, ervas, nao vou deixar nada de fora!

Queridos aqui ja e noite, vou colocar minhas baixotinhas pra nanar!

Falo com vcs amanha!!!!!

Bjs

Um comentário:

Marilia disse...

Ola Ana
pois é para quem nao fazia naaadddaa na cozinha, ate que de vez em quando dá para se aventurar... por falar nisso aquele prato que falei, na forma romanizada escreve-se Raiscaré, aproveite da culinaria chinesa, umas gotinhas de oleo de gergelim, molho de ostras dão um charme e não requer pratica nem habilidade...
quanto a medicina chinesa nossa amiga Dra. Meta deve ter inumeras dicas, vcs tem todos os ingredientes ai!
beijinhos
Marilia