fevereiro 03, 2009

Vietnam! Saigon (Ho Chi Min), Hanoi, Ha Lon Bay & a historia da mulher elefante!














Queridos!!!!!!Saudades de vcs!!!!!Voltamos sabado a noite do Vietnam, cansados, exaustos mas felizes! As meninas estao cada vez mais habituadas com as viagens, nao reclamam de esperar no aeroporto, das filas (quase nao pegamos fila, ainda usamos o carrinho da Nina entao temos "preferencia", apesar dele estar nas ultimas, fazendo barulhos terriveis, tenho a certeza que qq dia desses ele vai desabar!), do aviao...a nao ser quando a Manu fala assim: Mamae, porque dessa vez nos vamos la atras???? Eu prefiro la na frente! Eh taaaaaaaaaaao melhor!!!!!! Hahahaha, so ela que gosta ne?????? Depois que viemos de British executiva pra China, com aquela cadeira que deita 180 graus ela acha que deveria ser sempre assim...aiai...

O Vietnam eh bem bacana, Saigon que ja foi conhecida como a Paris do oriente eh uma cidade interessante. Nao diria que eh uma Paris, apesar da influencia na arquitetura e na comida. O que mais me impressionou eh que apesar da pobreza (sim, apesar dos hoteis de luxo, restaurantes maravilhosos, de muita gente falar ingles, das lojas famosas em cada esquina) eles sao um povo feliz, extremamente eu diria ate fervorosamente patriotas! Eles nao esqueceram a guerra (e tambem, como poderiam?????), e fazem questao de contar a sua versao dela. Primeiro nao chamam de guerra do Vietnam, porque afinal de contas eles NAO sairam do pais deles para guerrear com ninguem...Na verdade primeiro queriam a independencia da Franca, depois comecaram a brigar porque uns queriam o comunismo e outros nao, e quando os EUA (como sempre ne???) resolveram se meter, depois de um tempo eram os vietnamitas contra os americanos.

No sul do Vietanm eh calor o ano todo, sol, piscina e muiiiiiiita agua de coco, que alias eh beeeeeeeeeeem melhor que a do Brasil, muito mais doce, alem do que eles tiram toda a "roupinha" verde, e o coco fica menor e mais facil de carregar!!!!! Aproveitamos para visitar os tuneis de Cuchim. Para quem nao sabe, os vietnamitas construiram tuneis embaixo da terra gigantescos. Alguns para morar, outros para lutar, o que eh incrivel pensar que as pessoas passavam meses, anos embaixo da terra!!!! A maioria ja desabou, e alguns poucos foram "reformados" para adaptar o tamanho dos westerns, e mesmo assim temos que entrar quase que engatinhando!!! Vale lembrar que eles sao bem pequenos, umas tampinhas pra falar a verdade!!! O Caca e a Manu foram bem corajosos, entram naqueles tuneis compridos e escuros, eu tentei mas nao consegui dar 10 passos la dentro, me senti mal, a Ninoca comecou a chorar (ela eh valentona ate um certo ponto rs...). Eh muito louco imaginar os soldados americanos, que nem sabiam ao certo porque estavam la, caindo nas armadilhas (terriveis por sinal), entrando nos tuneis e sendo mortos, na selva fechada...

A Manu nos bombardeou com milhoes de perguntas. Porque fizeram a guerra? Qual o motivo? Quem tinha razao?????? Minha resposta foi que nao ha razao no mundo para se fazer uma guerra! Eh desumano destruir vidas, cidades, paises inteiros. Mandar garotos para a frente de batalha! La no vietnam pudemos ver como eles ressentem a guerra, os franceses, os americanos. Mas mesmo assim sao hospitaleiros com eles, felizes, e orgulhosos da sua independencia apos anos de dominacao pelos mongois, chineses, franceses, americanos...

Na Asia inteira o nosso reveillon nao tem muita graca, o que importa mesmo aqui eh o calendario lunar, e eles comemoram por mais de uma semana! La eles chamam de TET festival. O ano novo do boi-bufallo chegou bem animado, com a cidade repleta de flores (esse feriado eh conhecido como Spring Festival, apesar da primavera ainda estar longe!!!!), as pessoas se vestindo de vermelho (sorte), enfeitando as casas e lojas com muito dourado e vermelho! a rua principal do centro foi fechada para os carros, e milhares de flores foram expostas! Lindo de morrer! Mas a quantidade de gente nas ruas eh inimaginavel! Parece aquela propaganda do DIC calcados, quem lembra??????

Fizemos foot massage, e eu ate me aventurei a fazer uma massagem vietnamita! Jesus!!!!!! Eh uma delicia, mas quando a mulher sacou das ventosas gelei!!!!! Mas no final nem fiquei marcada, e nem doeu...diz ela que era para ativar a minha circulacao...sei nao...

Foi em Saigon, ou melhor Ho Chi Min como eh conhecida hoje que comeca a historia da mulher elefante!!!! Qeum me conhece sabe das minhas alergias. Sempre tive, desde bebe. Na infancia foi a alergia a chocolate. Comia e enpipocava toda, chorava chorava e chorava....cocava a beca, tenho arrepios so de pensar. Um belo dia passou! Ufa! Bom pra pele, ruim para a silhoueta hahahahaha! E ao longo dos anos sempre fui tendo uma coisa ou outra, as vezes um creminho resolvia, as vezes uma injecao de fenergan...Mas a pior crise que eu tive foi quando a Nina tinha uma ano e pouco. Passei um creme na area dos olhos (acho que foi isso, com alergias vc nunca sabe realmente o que te pegou) e comecei a ter uma bolinhas, uma area mais vermelha, e tentei me convencer de que nao era nada. No dia seguinte o Caca falava assim: nao eh nada para de frescura...mas o roso tava ficando vermelho, quente e comecando a cocar. No terceiro dia acordei e quase nao consegui abrir os olhos. o rosto estava enorme, todo vermelho com placas que comecavam a descer pelo pescoco. Me mandei pro Einstein as 6:30 da manha e so sai de la a tarde depois que uns tres medicos me atenderam e me deram todo tipo de antialergico. Jesus...Foi ai que virei a mulher elefante!

Eh claro que uma boa viagem sem uma dose de terror nao eh nada ne????? Dessa vez acho que foi uma combinacao de um remedio chines (que dizia na bula: NAO COMA PEIXE durante o tratamento....esses chinocas) com um rolinho primavera (alias...os rolinhos primavera vietnamitas sao MARAVILHOSOS!!!!!!!! Umas delicias!!!!!) recheado com camarao (so percebi na terceira mordida o crustaceo assassino. Claaaaaaaro que o Cassiano agora vive dizendo que alergia a camarao eh coisa de pobre, e tira o maior sarro da minha cara!

No dia seguinte...adivinhem quem chegou no Vietnam?????A mulheeeeeeeeeeeeeeeeer elefante!!!!!!!!! O rosto ficou tao inchado, meu nariz tao largo, os olhos tao pequenos quase nao abriam! O Cassiano olhou pra mim e engoliu em seco (ate sei o que ele pensou....chi!!!! perdemos a viagem, Brasil na certa!!!!). Nao ta tao mal assim, mas eh melhor vc tomar um antialergico ne????? eu so tinha um desalex, que pouco me adiantou. E durante o dia o rosto foi inchando, e eu so pensando..Caraca, e agora???? Entrei numa farmacinha, bem daquelas do interior do cabrobo, doida por um fenergan...Mas com a certeza que NUNCA conseguiria nem me comunicar. O Caca sacou um fenergan com sotaque, o carinha pediu pra escrever (eles nao usam caracteres, usam nosso alfabeto, apesar do som ser pior que o chines). Pediu um tempo, e quando voltou do fundo da farmacia me entregou um frasco de fenergan (claaaaro que tomar uma injecao la jamais!!!!). Eu quase beijei o homem!!!! Era infantil, entao tomei doses cavalares, demorei bem uns 4 dias pra voltar ao normal, mas SOBREVIVI!!!!! Procurei o medico Chinoca-brazuca aqui e agora carrego na bolsa uma dose cavalar de cortisona comigo, just in case....Ja que aqui na CHina eles nao tem aquela injecao de epinefrina como no USA.

Voamos para Hanoi no norte, a mulher elefante quase teve que pagar passagem extra (just kiding), e la estava mais friozinho, o que foi ate bom pra mim. A cidade eh mais bonita, apesar de pobre tambem. O hotel fantastico, desde 1901, todo reformado e moderno mas mega charmoso! A comida asiatica com toque frances sensacional!!! Me apaixonei por aqueles cyclos, a bike que o carinha vai pedalando e nos vamos so curtindo! Alugavamos dois e conhecemos a cidade toda. Eles param esperam quando queremos ver alguma coisa, e nos relativamente seguros (o transito eh caotico!!!Milhares de motinhos circulando pela cidade, uma loucura. Apesar que la eles nao tem aquela coisa de perder a face, entao dar passagem ao pedestre nao eh sinal de fraqueza como aqui na China, esses chinocas....) nao precisamos ficar andando pela cidade esburacada e pelas ruas com calcamento precario!

Fizemos um passeio em Ha Lon Bay (esta sendo votada para ser um das 7 maravilhas do mundo) que foi absolutamente fantastico!!!!!!!!!!!!! As Lime Stones sao mais de 2000, aquelas pedras que nascem no meio do mar e sao "macias" formando cavernas lindas, todas com iluminacao. O hotel alugou um barco com guia so pra nos!!! O barco novinho, lindo, almocamos no mar com toda aquela paisagem, conhecemos uma vila flutuante de pescadores. Acho que nunca vou esquecer aquele lugar!!!!Fantastico!!!!Fora que o guia era um amor, profundo conhecedor de historia nos deu uma aula sobre a historia do Vietnam!

Voltamos sabado, e confesso que pela primeira vez aquele cheiro de "chines" que sinto quando ponho os pes na China nao me incomodou, e depois de alguns dias ouvindo uma lingua que me parece mais dificil que o mandarim fiquei feliz em conseguir me comunicar, mesmo que pouco, com os chinocas!!!!Hahahahahahaha, quem diria nao??????? A capacidade e adaptacao do ser humano eh incrivel!!!!!!

Claro que sem drama nossa chegada nao seria perfeita ne???? Cheguei em casa so pra descobrir que Shanghai fez muito frio...-9 graus, e com isso varias casas do meu condominio tiveram os canos congelados, e com isso....minha casa ficou sem agua por varios dias. Cheguei e um chinoca estava saido daqui, entao agua eu tinha, mas GELADA!!!! Se eu fosse europeia nem me preocuparia, mas como uma brazuca limpinha e cheirosa entrei em panico! a sorte eh temos o club house, entao o banho estava garantido. A agua quente voltou no domingo. A bomba de pressao ainda nao consegui ninguem para consertar...Essa coisa de inverno rigoroso ja deu o que tinha que dar, eu nem nunca imaginei o cano congelando...ai no Brasil no verao eu nem precisava ligar a agua quente, ela saia fervendo da torneira hahahahahaha!!!!!!!!

O frio ja deu uma tregua, ou entao eu me acostumei e nao tenho passado mais tanto frio. Acho que depois de um tempo ficamos mais tolerantes a baixas temperaturas, sei la! Domingo fomos ao Latina, a churrascaria brasileira aqui de Shanghai. Afinal ninguem eh de ferro, depois de tanta comida asiatica, so um bom churrasco com farofa, pao de queijo, arroz e feijao!!!

Voltei pra ginastica, as meninas voltaram pra escola, e aos poucos Shanghai vai voltando ao normal, eh incrivel, mas alguns chinocas ainda comemoram o ano novo durante 15 DIAS!!!!! Eh mole??????? Hoje fui ao fake comprar uns casacos pro Vita e pra So, o Cassiano sabado embarca pro US, e vai aproveitar pra visita-los! E vcs ja sabem ne, aquela negociacao toda....Falo que moro em Shanghai, mostro a foto da jaqueta que o Vita mandou, digo que paguei menos, enfim...depois de um tempao saio de la com as jaquetas e claro milhoes de tic tacs, elasticos e adesivos pras meninas!

Saudades de vcs!!!!!!Ja estamos comecando a programar a viagem pro Brasil!!!!Afinal tems que reservar o Mazaroppi!!!! (segundo as meninas, melhor que a disney!!!!!).

Bjos com muitas saudades!!!!!!!!!!!!!

3 comentários:

Zuleid Dantas Linhares Mattar disse...

Ai que saudade!!!!
AS fotos são lindas, mas o legal é ler o que aconteceu!
Que coisa maluca estes túneis!!O que o homem faz pra sobreviver, só se compara ao que outros homens fazem pra matar!!! realmente a Manu tem razão em perguntar tanto, porque na minha cabeça também não cabe os motivos de uma guerra.
A ganância e a sêde de poder que tentam subjugar pessoas prá estender os limites de uma pseudo-superioridade! O vencedor de uma guerra terá sob seu poder um povo infeliz e sofrido que jamais o respeitará como superior, apenas abaixará a cabeça.
Que vitória é esta??
Quanto ao Mazzaropi, diga a Manu que não conheço a Disney, mas conheço crianças e posso garantir que o melhor lugar do mundo é onde a criança pode sorrir sob o olhar de quem a ama!!!
O Brasil está com saudades de vocês!!!!

Unknown disse...

Quero agradecer pela viagem que estou fazendo pela Asia ! Tenho aproveitado muito... Bjs, Dani

Re-Nany-Loly disse...

Muuiitas Saudades!!!
Que viagem fantástica!!
Adoramos acompanhar as viagens e o dia-a-dia de voces ai.
Ana, vc mudou de e-mail? Me confirme por favor.
Gde Bj a todos.