janeiro 17, 2009

Guanxi!!!

Tudo bem que o "carnaval" ainda nao passou e o ano ainda nao comecou...mas a semana ja teve gosto de comeco de ano, comeco de tudo.Aqui eh exatamente como no Brasil, so que o que vale aqui eh o an novo chines! Enquanto nao vem....nao da pra sinceramente dizer que o ano comecou aqui na China! A Nina ainda esta exausta...as ferias tiram do ritmo, e no comeco ela fica cansada demais. A Manu ja esta mais mocinha, nao sente tanto, e amou voltar pra escola, rever a teacher e os amigos!

Ontem fiz um jantar aqui em casa, pra comemorar o casamento da Ma e do Ricardinho, quer dizer a formalidade, porque casados, e alias bem casados eles ja sao!!! Como sempre foi uma delicia, demos muita risada, tomamos champagne e muito vinho. So nao valeu ter que acordar cedo com as baixinhas!!!Devia ter uma lei, que proibe as criancas de acordarem os pais depois de uma noite de muito vinho hahaha!

Zu, fiquei pensando essa semana em como sao as relacoes de amizade aqui na China. Outro dia a voce me perguntou como os gringos viam nos brasucas, como as meninas viam meu blog, e acabei pensando nisso. Lembrei de quando morei nos Estados Unidos, de quantos milhoes de pessoas eu conheci. Todo dia tinha um programa diferente com um grupo de pessoas diferentes se eu quisesse. Tudo bem que estudar ajudou a formar essa rede toda, e que ter 22 anos ajudou mais ainda...Fui sozinha pra la, aluguei um ape do tamanho de um ovo e me matriculei na escola.
Posso dizer que tive uma das melhores experiencias da minha vida! Aquela sensacao de liberdade, de poder fazer o que quer, quando quiser e como escolher. Hoje ja nao tenho essa liberdade, a vida acaba nos amarrando em diversas situacoes, a pessoas, a obrigacoes. Claro que estou onde estou por opcao, e nao por falta dela!

Aqui na China o buraco eh mais embaixo. Nao vou mais a escola, nao tenho mais 22 anos, tenho 2 filhas, compromissos domesticos (Jesus!!!!), marido, enfim...o cenario eh bem diferente. Alem do que moramos aqui em Pudong, longe do centro de tudo, entao primeiro demorei pra me acostumar com Pudong (nunca morei longe assim). Percebi que estava comecando a engordar, a ficar tiazinha. Jesus!!! Logo eu que NUNCA fui tiazinha. Entao logo veio a resolucao de comeco de ano! Voltar ao que sempre fui!!! Chega de pacoca! Nunca fui de comer porcarias, nao vai ser agora depois dos 35 (QUERO MEU METABOLISMO DE VOLTA!!!!!) que vou comecar a detonar. Pensei nas minhas amigas queridas, que se cuidam, e como eu era feliz ai em te-las por perto!! Sabe aquela coisa de varias melhores amigas????As companheiras de ginastica, de yoga, de pilates, de corrida! As que compartilhavam comigo os fins de semana malucos com as criancas com os maridos viajando. Aquelas que eu nunca conseguia encontrar, mas nem por isso menos queridas! Aquelas que me faziam rir ate doer a barriga, que animavam meu dia, minha semana!

Comecei entao a pensar como eh mais dificil aqui na China a encontrar pessoas que vc se identifica sem uma rede grande e extensa como a dos meus 22 anos, ou do conforto da sua cidade.Tenho amigas queridas por aqui!!Nao posso reclamar! Mas nao so as gringas como as brasileiras que estao por aqui na mesma situacao que eu, com filhos, morando aqui em Pudong tem nada ou muito pouco a ver comigo. Ginastica???Nem pensar!!!! Chines???Poucas persistem! O que rola muito aqui eh ir rezar o terco, se reunir para comer (e ficar mais tiazinha), se envolver nas atividades gringas da escola e falar dos outros!!!

Jesus!!!Nao tenho absolutamente nada contra ir rezar o terco, cada um na sua. Ja me convidaram umas trezentas vezes, ja me faltam desculpas pra dar. Nao to afim de abrir e falar que sou espirita, nem todos entendem, alguns acham que a qq momento vou virar o preto veio, enfim...Cada um procura Deus da sua maneira, e acredito que nao eh necessario ir a missa, rezar o terco em grupo para ficar perto Dele! Principalmente porque muita gente faz isso mas em contrapartida eh do mal! Acho realmente uma hipocrisia!!! Claro que nao posso nem vou generalizar, tem muita gente boa por aqui! O que me faz falta eh essa rede grande que eu sempre tive, e que aqui eh mais dificil! Como a Ma sempre me fala: Ana, pensa uma coisa, no Brasil vc seria amiga dessas pessoas????Nao ne? Entao, aqui na China eh que nao vai ser!!!

Semestre que vem a Nina vai pra escola da Manu, e vai acabar o compromisso de busca-la todo dia la longe! E decidi que vou me matricular em pelo menos um curso! Fotografia, Yoga intensiva, e alem de aumentar nosso circulo de amizades aqui, aumentar meu guanxi, vou fazer algo diferente!! Quem sabe acho outras perdidas por ai como eu??????? Sabe como eh...balzakas que se recusam a virar tiazinhas barrigudas, enrrugadas, cara de carbono 14!!!!Hahahahahaha!!!!

Hoje fomos a um restaurante mexicano muito bom! Afora eu ter comido uma pimeta sem querer e tomado um litro de agua em seguida pra acabar com o fogo, tava uma delicia!!! Nachos, tacos, burritos, muito bom! Vou voltar la pra tomar as margueritas, porque depois de ontem eu so dei uma bicadinha na da Marcela!!!

O frio deu uma tregua desde sexta!!!Hoje chegou a fazer 11 graus!!! Beeeeem melhor que os 0 graus, -6 graus que andava fazendo!!!!! Deu ate pra comer nas mesinhas de fora!!!Tudo bem que a certa hora os labios comecaram a ficar roxinhos roxinhos hahahahahahahahaha!!!!!

Queridos!!!Vou ficando por aqui!!Beijos a todos!!!

2 comentários:

Zuleid Dantas Linhares Mattar disse...

Ana,
já reparou no significado de sua frase final"vou ficando por aqui"?Muito mais que uma frase feita, significa que você está FICANDO mas não É daí!
Temos uma relação profunda, de raiz mesmo, com nossas origens e com nossos valores, mas a medida que a vida se desenrola(Não"passa")incluimos algumas outras raízes de superfície como aquelas árvores frondosas que têm algumas raízes aéreas. Isto é necessário para que saibamos até onde podemos e devemos ir, o que é fundamental naquele terreno; mas o essencial MESMO tiramos lá do fundo... do nosso substrato!!
Ao ser convidada para um terço vá e quando terminar a oração pergunte àquelas pessoas porque chama terço, se ninguém souber a resposta diga que é porque é só a terça parte de algo(no caso o rosário que é composto de 3 terços) e que nada é completo só com um terço(1/3)!Daí sugira fazer uma prece espírita ou evangélica ou budista...Se notar que não houve receptividade diga que então você irá completar seus outros 2/3 da forma que considera mais ampla! Garanto que não receberá mais convites ou se receber será de pessoas que se abastecem nas mesmas fontes que você e terá novas possibilidades de expandir seus círculos, tal qual a pedra que ao ser atirada na água forma diversos círculos concêntricos porém de diâmetros diferentes. Localize-se e será ainda mais feliz!!!
Beijos!!!!

Maria Ligia disse...

Ana

Seu rumo sempre foi forte e correto, de uma pessoa resolvida e feliz, digo isto pois te conheço desde miuda, e sempre admirei sua força (lógico eu que te coloquei no mundo e te ensinei a ver a vida) e digo com muito orgulho ensinei direitinho.
Fico muito feliz, e agradecida por vc ser esta pessoa.
beijos
a que te colocou no mundo