janeiro 12, 2009

Atendendo a pedidos

Zu, minha querida amiga, vc eh o meu mais forte elo com os sentimentos humanos. Sempre com uma palavra que inspira, uma imagem que emociona, um carinho que conforta! Me sinto amada e querida, com sangue genuinamente brasileiro que me corre nas veias!!! Amo vc querida!!!! Obrigada por tudo!!!!!!

Bom, atendendo a pedidos hoje falo um pouco das impressoes que o Brasil (ainda) causa nos gringos. Apesar dos professores exaustivamente ensinarem geografia e historia nas escolas (pelo menos eu acho que eles ensinam...) na maioria das vezes que conheco um gringo pela primeira vez sou saudada (ainda eh assim, acreditem ou nao!!!!) com um Hola? Que tal? Se estou no clima tento explicar que NOS NAO HABLAMOS ESPANHOL cacilda!!!! Sao rarissimas excecoes que sabem que nos falamos portugues, que estamos no hemisferio sul, que aqui nao ha coqueiros, praias, sol e farra o ano todo, pelo menos nao na maioria dos lugares rs...

Hoje mesmo uma vizinha deu o seguinte comentario sobre minha ida ao Brasil em junho: Que bom!!! Voce vai passar bastante tempo la!!! Com certeza voltara bronzeada, com aquela cor linda (com certeza ela percebeu o meu tom de pele levemente amarelado do inverno hahahaha)!!! Jesus, o Brasil fica no hemisferio sul, o verao eh agora!!!!!

Alguns gringos falam tanta bobagem que eh dificil acreditar. Outro dia mesmo uma gringa me disse: Voce nao sabe!!!! Sua vida vai mudar!!! Agora temos um voo direto para cidade do mexico!!! Eu olhei com cara de arvore, nao entendi como essa informacao me seria util!!! Ela entao me olhou como se eu fosse lerda e me explicou quase que devagar, para ter certeza que o problema nao era o ingles: Com o voo direto fica mais facil pra vc ir pra casa, ja que o Brasil tem fronteira com o Mexico!!! Nem respondi!!!! Achei um caso perdido!!

Agora, uma coisa eh certa!!! Todos falam assim: Brasil!!!! Que delicia, praia, Ronaldinho (como ainda lembram do gorducho?????Jesus!), Ronaldo Gaucho, Kaka!!!! Em Singapore foi bem divertido...O pessoal de la nos confundia com franceses (alias eh bem comum acharem que somos franceses), e quando um dia disse que eramos brasileiros um cara respondeu assim: Mas como???Pensei que os brasileiros fossem todos como o Ronaldo Gaucho, e que o Kaka fosse excecao...Ah! Voces sao do "time" do Kaka I mean...Good looking people, porque o Ronaldinho eh bem feioso ne????? Hahahahaha, tentei entao explicar que ai no Brasil temos uma infinidade de tipos, cores, racas, misturas, nao sei se o gringo acreditou muito, afinal ele era Asiatico, e como todos nos sabemos os Asiaticos sao todos beeeeeem parecidos!

Ainda temos aquela imagem de pais tropical, claro que a maioria sabe que temos grandes cidades, mas nao sabem bem ainda onde ficamos, que lingua falamos, e como realmente as coisas sao...Mas, acho que nao posso culpa-los...Ai no Brasil a maioria ainda pensa que aqui na China encontra-se cachorro nos restaurantes, espetinhos de escorpiao, baratas, ratos, e outras esquisitices...Claaaaaaaro que os chinocas sao estranhos, mas aquelas fotos que rolam na internet (que alias, ja recebi dezenas, por favor!!! parem de me mandar!!!!) nao sei onde foram tiradas...Nem o Cassiano em suas andancas pela China viu carne de cachorro, ou escorpiao...Ja viu outras esquisitices, mas so naqueles jantares chinocas!

A Manu tem a seguinte opiniao do meu blog: Eh um negocio que vc faz no seu computador, quer dizer na Internet! Voce escreve e poe fotos, pra todo mundo ver! A Ninoca se diverte com as fotos, e pergunta se eu estou escrvendo pro Brasil, quando eu digo que sim ela manda: Mamae!!! Convida todo mundo do Brasil pra vir aqui, ta bom???? Isso eh uma coisa engracada da Ninoca! Tudo que eh do Brasil ou que ela "acha" ser do Brasil eh especial e ela gosta! As musicas em geral, quando brasileiras fazem com que ela de uma gingada especial, um sorriso maroto e diga : eba!!!! Eh do Basil (ainda temos a falta do "erre" em muitas palavras). Outro dia ela ouviu uma musica do Frank Sinatra e falou: Eh do Basil!!! Tentamos explicar que nao, mas ela dizia, eh sim, eu ouvia la!!! hahahaha!!! Outra peculiaridade eh o sotaque da mocinha, e o mix que ela muitas vezes da nas palavras. Ela esta falando portugues com sotaque de gringa, usa as construcoes do ingles, e mixa as palavras nas duas linguas: Num restaurante sabado: Mamae, esse eh o Cokinheiro??? (coker+cozinheiro). Ja a Manuka nao tem sotaque nenhum, so usa as construcoes do ingles, ufa! Em compensacao, por amor a professora e `a escola (eu acho) ama tudo o que eh americano, ama o US, quer morar la...Ai Jesus!!!!So pra pagar nossa lingua!!!!! Outro dia tive que explicar quem era o saci-perere, ela ja tinha esquecido, e que cupcake nao tinha traducao, porque nao faz parte da nossa culinaria...Onde esta o bom e velho BOLO DE FUBA minha gente???? Tenho que resgatar bolinhos de chuva, bolo de fuba, de aipim (que alias era um dos preferidos dela, nao essas porcarias cheias de sprikles em cima..ieca)

O fim de semana foi tranquilo, fomos comer um tepanyaky FANTASTICO no sabado, onde o Cokinheiro era muito habilidoso!!!! Hahahahahaha!!!!!!! Assistimos filmes, descansamos, domingo fomos shopping (como sempre....), almocar fora...Agora o frio nao ta dando tregua, apesar de que para minha felicidade o sol apareceu!!!!Desde sexta a tarde, e nao foi embora ainda!!!!!! As meninas e o Caca me chama de Rudolph, the red noose reindeer!!! A musiquinha eh bem bonitinha, mas o apelido eh porque quando saio no frio congelante meu nariz fica beeeeem vermelho!!

Queridos, fico por aqui hoje!!!! A semana ja comecou, tenho varias coisitas para fazer!!!
Beijokas saudosas e geladas!!!!!! (comecamos o dia geralmente com -6....uhuuuuuu!!!!! mas nada de neve ainda, mas a Manu nao perdeu a esperanca!!!!hahahahaha)

5 comentários:

Zuleid Dantas Linhares Mattar disse...

Ana!
Muuuiiito Obrigada por atender ao meu(nosso)pedido! Porque apesar de ninguém se manifestar(acorda gente,escrevam algo aqui!) tenho certeza de que esta curiosidade é de todos nós!
Acho que este desconhecimento é geral, pois aqui mesmo dentro do Brasil ainda tem gente desinformada que quando dizemos que estamos indo pra Goiás perguntam se tem muito índio nas ruas e se o destino é a Bahia, perguntam se lá todas as mulheres usam saias rodadas e turbantes!!!
Infelizmente a falta de cultura geral é "globalizada!". Quanto às fotos trash que vc tem recebido, eu também recebo de pessoas que nunca respondem a um e-mail meu MAS é só achar qualquer coisa falando mal da Alemanha que me mandam (às vezes sem nenhum comentário)só porque o Gabriel mora lá!É a solidariedade sádica!
Quanto aos comentários das meninas diga pra Manu que seu Blog é uma janelinha por onde podemos ver um pouquinho de vocês e podemos "desmaiar" a saudade porque matar só com muitos abraços!Diga que ela pode deixar um recado pra nós que iremos adorar.
Pra Nina diga que está certa, Sinatra é do Brasil sim, porque foi aqui que ela ouviu a primeira vez, e o processamento neurolinguístico funciona desta forma, tudo o que vemos pela primeira vez é a referência os que virão depois serão desdobramentos!rsrsrs
Amo muito vocês e estou muito orgulhosa do progresso que estão fazendo. Tenho certeza de que todos os que estão tendo a oportunidade de conviver com vocês ai, terão uma visão melhor do Brasil e do nosso povo.Isto é práticamente uma missão humanitária e cultural. Declaro-vos Embaixadores Brasileiros!
Milhões de beijos!

Chella All Around! disse...

Amiga pode falar ai no seu blog que vc ja virou bebedora oficial de vinho aqui na China comigo tb!

E aos pouquinhos te coloco na Vodka denovo, vc ja provou a Absolut de Manga?? Deliciosa!

ps: vamos fazer uma campanha p/ a Zuleid comecar um blog proprio! Caramba, como ela escreve bem!
XOXOX
Ma

Anelisa Hissnauer disse...

Zu querida!!! A Ma esta certa!!!Vc escreve muuuuito bem!!!!! Faca um blog contando suas historias (que nao sao poucas), as historias do Gabriel, as historias dos seus pequeninos pacientes (que alias, sao demais!!!). Vc ja tem duas leitoras, isso so pro comeco!!!!
Te amo tambem!!!!Beijos!!!!

Maria Ligia disse...

Ana

Depois da bronca da zu, enxuguei o nariz, sequei os olhos,e resolvi escrever molhado mesmo. ([e o problema de DNA data de nascimento avançada), estou feliz, orgulhosa de você, seus comentários são tão bem escritos, e ao mesmo tempo tão claros e alegres que fico muito feliz ao sentir toda sua valentia em terras distantes, e tocando a vida com tanta galhardia.
Filha eu sabia quem voce era mas mesmo assim estou tão feliz e surpresa, com a minha garotinha.
obrigada beijos nas meninas, Cassiano e um grande abraço para você
Mamãe

Zuleid Dantas Linhares Mattar disse...

Ana!
Viu que coisa boa! As "broncas" são prá isto mesmo, prá provocar indignação e fazer com que consigamos pôr no papel o que nos vai na alma.
Hoje os meus parabéns e orgulho é muito mais prá você Lígia, que com seu comentário molha os nossos olhos mas esclarece que é sim questão de DNA a valentia e a garra da Ana; ELA TEM UMA MÃE GUERREIRA, tem a quem puxar!
Você pode imaginar a alegria dela ao abrir o Blog e ver seu carinho escancarado? Já pensou em quanto fez do dia dela (lá longe onde não podemos abraçaá-la),um dia iluminado? Tenho certeza de que até neve ela viu hoje, tamanha a limpidez de sua alma!
Beijos com a cara toda molhada e o coração enxarcado de orgulho e alegria.
P.S. E só doeu um pouquinho né?!